Folk Style: Música e Moda com Jonavo!

Cultura, Moda

O Mafancy já foi palco para looks de moda masculina algumas vezes, mas esse é o primeiro lookbook com trilha sonora. Então primeiro de tudo: dá o play no vídeo abaixo e vem se inspirar no estilo Folk dos outfits de hoje, ao som do músico e modelo do dia: Jonavo!

A Folk Music mistura elementos do folclore – narrativas populares, estilos e instrumentos musicais – com inspirações da tradição rural, e surgiu lá pela década de 60, quando os trabalhadores nórdicos cantavam músicas típicas da vida do campo. Um movimento que ganhou força com o Bob Dylan, mas que hoje em dia continua muito vivo e encontra cada vez mais espaço e expressão nas grandes metrópoles.

E essa riqueza de referências é traduzida na moda com peças rústicas e artesanais, como franjas, coletes, batas, botas, camurça, calças flare, tons terrosos e estampas, como flores campestres e xadrez. Entre os ícones de moda estão Kate Moss (modelo), Joni Mitchell (cantora e compositora), Alessandra Ambrosio (modelo) e Rachel Zoe (stylist). E em destaque hoje, um músico do novo cenário Folk brasileiro, que fotografou especialmente para o Mafancy, em um shooting assinado pelo talentoso Rafael Renzo.

Jonavo por Rafael Renzo Jonavo Alta 3

Os outfits de hoje saíram do guarda-roupa do Jonavo, cantor e compositor sul-mato-grossense de música Folk, que compartilhou com o blog como chegar nesse estilo: “O visual Folk você constrói adaptando muitas coisas… A gente tem que garimpar muito, inclusive os brechós pra achar coisas interessantes. Infelizmente não existem muitas marcas que tenham o Folk como base, mas é uma tendência mundial”.

Então assim como o Jonavo na música, para criar letras poéticas e melodias contagiantes, quem quer adotar a moda Folk também precisa de muita criatividade e inspiração! Customizar peças, ressignificar algum item antigo que estava sem uso, mixar diferentes acessórios… Principalmente detalhes em couro, pelo, penas e tudo que pode vir “do campo para o street style”.

Jonavo Alta 2 Jonavo Alta 1 jessy-23

| Detalhes dos Looks |  deixei do jeitinho que o Jonavo me mandou, pra não perder seus insights sobre as peças! [clique no nome sublinhado para o site da marca]
– Bota: Franco Fortini. Comprei num outlet de Nashville.
– Camisa jeans: Aéropostale (paguei 10 dólares em NY).
– Camiseta estampa florida: Aéropostale também… 10 dólares! Rsrs.
– Camiseta salmão: Richards.
– Colete marrom: Acervo pessoal… Era de algum terno do meu pai e eu peguei dele.
– Camisa xadrez: É uma camisa feminina que era da minha amiga Cris D´Avila e ela me deu.
– Cinto de couro e franja: Márcia Rocha.
– Chapéu marrom escuro: Miguel Magazine. É um chapéu de fabricação própria dessa loja. Eu sou apaixonado por ele!
– Calça jeans: Eckzem. Customizada pelo Vithor, meu amigo.
– O chapéu caramelo com as penas é um que eu encontrei num buteco de beira de estrada no Mato Grosso do Sul… Meu pai adaptou essas penas de galo nele e uma tira de couro em volta. Nem passo perto de saber a marca dele.

Curtiu o som e os looks? Você pode acompanhar a gravação do novo álbum do Jonavo (que está ficando lindo!) clicando aqui (minha preferida é “Vamos Caminhar” ;)), curtir mais música Folk pelo projeto Folk na Kombi clicando aqui, ou seguir o Jonavo online no Instagram, no seu Site e na sua Fanpage.

E para as fancies que (além de compartilhar com os namos e migos) querem vestir o folk, montei um fashion board com outfits folk inspired:

folk

Eu adoro trazer pessoas de estilo e talento para o blog, então espero que os looks do Jonavo inspirem o folk em vocês – e ainda vire a playlist da sua semana! 😉
Grande beijo,
MF.

Comentários