#DicasDeSampa: Urinal, O Musical

Cultura

urinal-o-musical-flyer-1 Screen Shot 2015-05-18 at 5.55.46 PM

O nome não é dos mais convidativos, mas o objetivo é chocar mesmo. No último sábado fui assistir a um musical indicado pela minha atual professora e diretora Inês Aranha, que também fez a preparação de atores do mesmo. Resultado: gostei tanto que precisava contar para vocês!

Urinal é um musical da Broadway, adaptado e dirigido por Zé Henrique de Paula e realizado pelo Núcleo Experimental, grupo de teatro cujo trabalho já acompanho e admiro há um tempo. Misturando música e comédia, Urinal faz uma sátira a irresponsabilidade social, a política, as grandes corporações, e até faz paródia de grandes musicais como Os Miseráveis. Ou seja, uma forma irônica e divertida de passar uma mensagem pertinente.

A época para montar esse espetáculo aqui não poderia ser mais propícia, considerando a crise hídrica em São Paulo, a falta de água, e também as manifestações cada vez mais constantes por todo o Brasil.

Mas não pense que tudo isso é tratado de forma maçante na peça. Muito pelo contrário! Foram 2h chorando de rir com a performance incrível do elenco, com seus personagens muito bem construídos e cheios de tiradas hilárias. As músicas, super irônicas, foram inspiradas no cabaret alemão, e a banda que acompanha a peça no palco deu show.

20150402_SP18_urinal 15092412

No final da peça esperei para parabenizar o ator Paulo Marcos Brito, que já foi meu professor de Análise Dramatúrgica, e acabei conhecendo outros atores do elenco. Além de talentosos, super simpáticos! Só posso agradecer pela “aula”. 😉

Se tiverem a oportunidade, não deixem de assistir! Por hora, está em cartaz somente até julho. Tenho certeza que será uma experiência enriquecedora e muito divertida para todos. Para comprar o ingresso online, basta clicar aqui.

Urinal_o_musical_Foto_de_Ronaldo_Gutierrez

Elenco: Adriana Alencar, Bia Bologna, Bruna Guerin, Caio Salay, Daniel Costa, Fabio Redkowicz, Gerson Steves, Luciana Ramanzini, Nábia Vilella. Paulo Marcos Brito, Roney Facchini, Thiago Carreira, Thiago Ledier

Músicos: Rafa Miranda (piano), Flávio Rubens (clarineta e saxofone), Clara Bastos e Pedro Macedo (contrabaixo), Rafael Heiss e Abner Paul (bateria), Valdemar Santos Nevada e Evandro Bezerra (trombone).

Ficha técnica:
Tradução e direção: Zé Henrique de Paula
Direção Musical: Fernanda Maia
Versões em português: Fernanda Maia e Zé Henrique de Paula
Supervisão das versões: Claudio Botelho
Cenografia e figurinos: Zé Henrique de Paula
Iluminação: Fran Barros
Preparação de atores: Inês Aranha
Preparação vocal: Fernanda Maia
Coreografia: Gabriel Malo e Inês Aranha
Projeto sonoro: Raul Teixeira
Assistência de direção: Alexandre Meirelles
Assistência de direção musical: Rafa Miranda
Assistência de cenografia: Bruno Anselmo
Assistência de figurinos: Cy Teixeira
Programação visual e making of: Herbert Bianchi
Coordenação de produção: Claudia Miranda
Assistência de produção: Louise Bonassi
Fotos: Ronaldo Gutierrez
Realização: Núcleo Experimental

p.s.: todas as imagens deste post são de divulgação do Núcleo.

Comentários